"Formação humana a partir do confronto entre a perspectiva tradicional e pragmática"
(Quinta, 13-12, às 11h00 - Sala 15 do PASL)

Resumo:

Este artigo busca refletir sobre a formação humana a partir do confronto existente entre a perspectiva tradicional de educação, que se funda na transmissão de conteúdos considerando o indivíduo como ser passivo participante de um processo de ensino propedêutico centrado no professor e no conhecimento, e a perspectiva pragmática de educação que se centra na experiência como mola propulsora da aprendizagem escolar. Nesse sentido, iniciaremos com a definição de formação humana, passando pela explicitação do paradigma tradicional e o contraponto pragmático . Em seguida apresentaremos a prioridade da perspectiva pragmática para a educação contemporânea que tem urgência em formar sujeitos autônomos e agentes ativos no cenário social. Estaremos dialogando com os autores John Dewey e Richard Rorty.

Nenhum comentário:

Você está convidado a deixar seu comentário – breve ou superficial que seja – a qualquer dos textos.